terça-feira, 31 de março de 2009

Governo hostil

Em 2002, após o ataque terrorista do dia 11 de Setembro, os Estados Unidos lançam um documento, o qual contém uma série de determinações para as áreas político-militar e econômica. Tais determinações foram apelidadas de “Doutrina Bush”, a qual busca defender os interesses econômicos dos E.U.A.

Sob o pretexto que havia armas de destruição em massa e que o governo iraquiano mantinha relações com grupos terroristas, os EstadosUnidos lideram uma ofensiva militar contra o Iraque.
Vejamos: Qual seria um desses interesses econômicos que a Doutrina Bush visa defender? A obtenção de petróleo. Matéria-prima de grande importância para a economia norte-americana.
Sabemos também que o Oriente Médio é uma região rica em petróleo e gás natural. Outro fato de suma importância é que os inspetores da ONU não encontraram nenhuma arma de destruição em massa no território iraquiano, como havia dito os Estados Unidos.


Após a leitura de tais argumentos, podemos chegar a conclusão de que os Estados Unidos da América ao executarem essa ofensiva contra o Iraque só estavam interessados em expandir seu domínio pelo globo de forma impetuosa e mostrar o quão poderosos são. Pois havia outras formas de obter o petróleo sem ser pela guerra. Como os Estados Unidos vinham fazendo anteriormente. A Guerra no Iraque foi uma afirmação de poder perante ao mundo.

0 comentários:

Postar um comentário