quarta-feira, 8 de julho de 2009

Lidando com o controle

Olá!,

Atualmente tenho lido muito sobre técnicas de meditação, busca pelo auto-conhecimento e auto-controle. Acho assuntos bem interessantes, de muito valia e venho praticando algum tempo.

Nessa minha busca pelo auto-conhecimento, um dos maiores entraves que não só eu, como a maioria da população sente, mesmo que incoscientemente, é a mania de querer ter sempre o controle de tudo que acontece na sua vida.

O controle é como se fosse uma doença disseminada pela sociedade. Atinge a qualquer tipo de pessoa e faixa etária. Porém , o controle usado de forma adequada não faz mal a ninguem, pelo contrário , é necessário e só traz benefícios. Me refiro, a ter o auto-controle, o controle de si mesmo. Buscando o controle de suas emoções.

Já o controle focado para situações externas, tais como: controlar a vida do outro, querer que a vida seja da forma que você quer, ou que determinada pessoa seja do jeito que você esperava, só nos prejudica e nos frustra.

A pessoa controladora parece um juiz. Fica o tempo todo julgando o comportamento do próximo e esquece de voltar o olhar para si mesmo, e ver o que está fazendo e mostrando para o outro.

O controlador também acha que confia no próximo. Confia, desde que, tal pessoa corresponda suas expectativas, desde que, tal coisa aconteça do jeito que ele espera. São "confianças" recheadas de "desde que", recheadas de condições. Isto são confianças irreais.

Por isso que a pessoa controladora, normalmente, é uma pessoa frustrada. Pois nada e ninguem nesse mundo, pode controlar tudo e a todos.

A meditação ajuda muito a você se auto-controlar. Pois ela acalma, e quando toda a inquietude passa, você tem condições para buscar o seu auto-conhecimento.

Em suma , o controle todos nós temos e precisamos: o auto-controle. Mas para que você viva bem, deixe o outro, deixe a vida fluir, procure ficar positiva e volte-se para si mesmo. Não é fácil, mas aos poucos vamos conseguindo reformular nossos pensamentos e afastar a negatividade. Vale à pena, trabalhar esse sentimento que pode paralisar a nossa vida!

P.S.:Se você quer saber mais sobre o assunto, dê uma olhada nesse site http://www.rashuah.com.br é muito bom!



Um beijo



Bia Libonati

0 comentários:

Postar um comentário